2016

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016


Foto: Ricardo Giusti/PMPA

Saúde leva atendimento e prevenção ao Carnaval do Porto Seco

Para garantir o atendimento de saúde no Carnaval do Porto Seco, a prefeitura disponibiliza duas estruturas com serviços que incluem situações de emergência e urgência, além de ações de prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e Aids. Uma delas é a Unidade de Pronto-Atendimento Avançada, com 200 metros quadrados, instalada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) próximo à saída da dispersão.

O local possui consultório, sala de procedimentos e dois ambulatórios para uso de duas equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), além de duas equipes do projeto Coração no Ritmo Certo e rede de retaguarda preparada para a remoção de pacientes a locais de atendimento de alta complexidade, caso necessário.

Serão 21 profissionais por noite, entre os quais dois médicos, um enfermeiro, quatro técnicos de enfermagem e equipes do Samu. A estrutura já estava disponível nas noites da muamba e efetuou procedimentos simples, como casos de pressão arterial e cefaleia. O atendimento começa às 18h e vai até o final da folia, durante todos os dias de Carnaval e no Desfile das Campeãs.

Prevenção - Na hora da descontração, não dá para vacilar na prevenção das doenças sexualmente transmissíveis e Aids (DST/Aids). O estande temático da SMS estará junto à entrada principal do Complexo Cultural do Porto Seco, no entorno da Praça de Alimentação, com atendimento nos dias 5, 6, 7 e 9, das 23h às 4h. No local, o público terá orientações com profissionais de saúde a respeito de prevenção às DST/Aids e hepatites virais e noções de cuidados em geral, com dicas de alimentação adequada e hidratação constante nas noites de folia.

Também haverá promotores para animar o estande e auxiliar na distribuição de 144 mil preservativos masculinos e 80 mil unidades de gel lubrificante, dispostos em três dispensers gigantes, localizados ao longo do Complexo. Já a distribuição de preservativos femininos será feita exclusivamente no estande.

Entre as atrações, a programação inclui atuação dos atores João Carlos Castanha e Denizeli Cardoso, a Banda da Camisinha, com quatro apresentações por noite, DJ, espaço kids e aulas de dança. Os frequentadores do estande poderão ganhar fotografias personalizadas, registrando sua passagem pelo Carnaval 2016.

“As atividades e intervenções artísticas fazem parte dos esforços da SMS em trabalhar a prevenção, contra o preconceito e os estigmas que ainda estão associados ao HIV/Aids e, de uma forma lúdica, porém consciente, incentivar os foliões ao uso dos preservativos”, informa o técnico da área de DST/Aids e Hepatites Virais da SMS, Claudio Nunes.

Fonte: Prefpoa

Nenhum comentário:

Postar um comentário